segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Desenvolvimento do Rastafari

O movimento Rastafari surgiu dos ensinamentos do grande líder e ativista Jamaicano, Marcos Garvey. Garvey disse que o Povo Africano espalhado pelo mundo deveria se unir e voltar para a Mãe África, a terra natal. A visão de Garvey era de que:
“Os negros deveriam superar os sentimentos de inferioridade e construísse no lugar a sua própria e envolvente cultura e finalmente retornassem à África para a redenção da sua terra natal e construção de um novo futuro."
A visão de Garvey e sua habilidade de unir o povo e fez com que os Jamaicanos se iluminassem para ocanna que estava acontecendo no mundo. Garvey criou a U.N.I.A e o jornal Mundo Negro, que ajudou a informar os Jamaicanos sobre o que estava acontecendo no cenário internacional Africano. Garvey profetizou para seus seguidores:
“Olhem em direção à África para a chegada de um Imperador Negro. Ele deverá ser nosso redentor”.
Garvey sempre usava muitos termos bíblicos em seus discursos, para se ver livre da opressão do “Homem Branco”, que ele chamava de ímpio (impuro), mas a pura verdade é que muitos Jamaicanos compreenderam isso literalmente. Um evento que ocorreu em 1930 e tem para o Rastafari a mesma importância que o nascimento de Cristo têm para os Cristãos.
Em 1930 um homem chamado Tafari Mokonne ou Ras (Rei) Tafari se declarou Imperador da Etiópia Haile Selassie I, um título tradicional que significa “Rei dos Reis ou Senhor dos Senhores” e “Leão Conquistador da Tribo de Judah (Judeu).
Para parte do povo Jamaicanos isso significava que a profecia tinha se realizado.
Esta pessoas se focaram na Bíblia e trouxeram traduções literais que tenha correlação com o fato o ocorria naquele momento.
Um dos importantes fatos correlacionados com a Bíblia é o fato de Selassie declarar que é descendente direto com o Rei David. Por Salassie declarar sua relação com David, ele apresentou a Passagem de Revelações 5:2-5. Para alguns Jamaicanos significava que o Messiah tinha chegado.
Na Jamaica pessoas como Leonard P. Howell, J.N. Hibert, and Archibald Dunkle, começaram a espalhar o fato de que o Messiah tinha vindo para salvar o povo Africano. Para Dunkle Howell e Hibert Haile, Selassie era o próprio Deus vivo.
As pessoas que ouviam aquilo começaram a se denominar Rastafaris. Para estes novos Rastas a Etiópia se transformou no Sião (Paraíso).
A religião Rastafari continuou a tradição de interpretar literalmente a Bíblia, o que a tornou única neste procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário